terça-feira, 29 de setembro de 2009

anelídeos


anelídeos
Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndrico e alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que é subdividido, tanto externa como internamente, em anéis ou metâmeros. Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que os platelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Muito comuns nas hortas e terrenos úmidos, as minhocas estão entre os mais conhecidos anelídeos


Os anelídeos constituem um filo do reino animal que compreende os vermes mais evoluídos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados. As semelhanças entre anelídeos e artrópodes levaram alguns autores a reunir os dois grupos em um único filo, o dos articulados. Existem representantes desses filos que são muito pequenos e outros que podem atingir até 16 metros, como a lula-gigante, que é bastante rara. Outras e outros animais de corpo mole como caramujos, polvos e lulas são classificados como moluscos


Classificação dos Anelídeosreino:

Animália ou Metazoa sub-reino: Eumetazoa filo: Annelida


platelmintos

Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita .São conhecidos por'' vermes chatos'', (plati= chato, helmintos =vermes).
Os vermes

O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais, principalmente porque vários animais tem a característica descrita e não pertencem ao grupo popularmente conhecido por vermes.

Os platelmintos dividem-se em três grupos: turbelários, trematódeos cestódeos.
PARA EVITAR AS VERMINOSES

1- Lavar as mãos antes de cada refeição e depois de evacuar;
2- Lavar as frutas, legumes e verduras;
3- Não comer raizes cruas (cenoura, etc...),nem frutas com casca;
4- Não comer carnes mal cozidas, nem salames de carne crua;
5- Não comer alimentos expostos as moscas;
6- Para bebida e uso da cozinha, utilizar água de hidráulica ou de poço artesiano (água tratada);
7- Usar sapatos;
8- Destruir os caramujos e evitar o contato e uso da água dos locais em que eles vivem;
9- Usar privadas higiênicas onde não existe rede de esgoto.
Mais o mais importante é:
10- Jamais deixar fezes humanas na superfície do solo.



Se esta última indicação, de número 10, fosse por todos realmente e rigorosamente observada, seriam dispensáveis as indicações de número 1 a 9 e a profilaxia desse terrível mal, as helmintóses ou verminoses se reduziriam a uma única providência: Não deixar fezes humanas na superfície do solo. Estamos muito longe desse comportamento ideal para a humanidade.
A reprodução dos platelmintos




reprodução

A reprodução dos platelmintos é sexuada, embora a formas de reprodução assexuada façam parte do ciclo reprodutivo de trematódeos e cestódeos. Os turbelários, devido a sua elevada capacidade de regeneração, podem reproduzir-se por bipartição transversal.































filo dos poríferos




filo Porifera abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados ao substrato.


Podem variar quanto à forma, cor e tamanho.

O corpo é cilíndrico, oco, com uma abertura na região aérea, denominada ósculo e revestido por células pavimentosas, denominadas pinacócitos, as quais são interrompidas com algumas aberturas, denominadas porócitos.

Estas propiciam a entrada de água contendo alimento e oxigênio, motivo pelo qual consideramos as esponjas como sendo animais filtradores.

As esponjas não possuem sistema nervoso e células sensoriais.

Apesar disso, a maioria é capaz de se contrair quando submetida a estímulos fortes, transmitidos de célula para célula.

Internamente, na espongiocela, há células flageladas: os coanócitos, que permitem um fluxo de água contínuo nesta região, propiciando, inclusive, a eliminação de excreções e gás carbônico com a mesma.

O alimento – partículas orgânicas e bactérias – fica preso em projeções localizadas ao redor do flagelo, onde pode ocorrer a digestão intracelular ou fazer com que seja direcionado para células denominadas amebócitos.

reino fungi




No reino fungi é onde ficam os fungos, organismos geralmente macroscópios (que podem ser vistos à olho nu), eucariontes, heterótrofos. Os representantes mais conhecidos são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e o cogumelo.




Estrutura


Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes (veja “Alimentação”).







A divisão das hifas em células é incompleta, caso em que elas são chamadas de septadas e as barreiras divisórias são chamadas septos, ou ausente, caso em que elas são chamadas asseptadas ou cenocíticas. Os Fungos geralmente possuem paredes celulares feitas com quitina e outros materiais. As hifas podem ser modificadas para produzir estruturas celulares altamente especializadas. Por exemplo, fungos que parasitam plantas possuem haustórios que perfuram as células da planta e digerem as substâncias no seu interior; alguns fungos que vivem no interior do solo capturam vermes e outros pequenos animais.


Reprodução


Os fungos terrestres podem se reproduzir sexuada e assexuadamente.

PROTOZOÁRIOS E ALGAS



PROTOZOÁRIOS E ALGAS


Os organismos unicelulares eucariontes, representados pelos protozoários e certas algas unicelulares, constituem o reino Protista.
Sendo eucariontes, os protistas possuem um núcleo individualizado por uma membrana (carioteca), além de organelas membranosas.


AS ALGAS


Constituindo um grupo bastante heterogêneo, as algas podem ser unicelulares ou pluricelulares, microscópicas ou macroscópicas e de coloração bastante variável. São encontradas em bários tipos de ambientes: ocorrem em lagos, rios, solos úmidos, casca de árvores e principalmente nos oceanos. Daí o nome alga, palavra que vem do latim e significa "planta marinha".
Nos ecossistemas aquáticos elas são os principais organismos fotossintetizantes e constituem a base nutritiva que garante a manutenção de praticamente todas as cadeias alimentares desses ambientes. Assim, as algas, organismos clorofilados, são os mais importantes componentes do fitoplâncton (contigente de organismos flutuantes de natureza vegetal). As algas, principalmente as marinhas, são também responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.


As pirrofíceas (dinoflagelados)


São algas unicelulares, geralmente marinhas e dotadas de dois flagelos desiguais. Assim como as diatomáceas, as pirrofíceas constituem importantes componentes de fitoplâncton. Têm coloração geralmente esverdeada ou pardacenta e se reproduzem principalmente por cissiparidade.


Clorófitas (algas verdes)


As clorófitas tanto podem possuir estrutura unicelular como multicelular. Os talos das clorófitas multicelulares apresentam uma organização relativamente complexa. Possuem os pigmentos clorofila a e b, carotenos e xantofilas, a parede celular é constituída por celulose e o amido e sua substância de reserva.


Feófitas (algas pardas)


As algas pardas caracterizam-se pela estrutura exclusivamente multicelular. As dimensões de seus talos podem variar de poucos centímetros até dezenas de metros. Assim como as clorófitas, algumas feófitas também podem apresentar um talo de organização mais complexa que as outras. Possuem os pigmentos clorofila a e c, carotenos e fucoxantina. A parede celular apresenta celulose e algina, e os óleos e a laminarina são as duas substâncias de reserva.


Rodófitas (algas vermelhas)


Estas algas são predominantemente multicelulares e também podem atingir dimensões consideráveis. É comum o seu talo apresentar diversas ramificações, sendo que a sua base é diferenciada e presa a algum substrato por estruturas de fixação. Possuem os pigmentos clorofila a e d, ficocianina e ficoeritrina, celulose e hidrocolóides na composição da parede celular, e amidodas florídeas, como substância reserva.


OS PROTOZOÁRIOS


A palavra protozoário tem origem grega e significa "primeiro animal". Estes microorganismos diferem das algas por serem todos unicelulares e de nutrição exclusivamente heterotrófica, além de apresentarem glicogênio como substância reserva. As células dos protozoários são totipotentes, ou seja, realizam individualmente todas as funções vitais dos organismos mais complexos, como locomoção, obtenção de alimento, digestão, excreção e reprodução. Nos animais multicelulares, ao contrário, observa-se uma especialização crescente das células e uma divisão de trabalho: cada célula assume determinada função, que desempenha de modo eficiente, podendo até perder certas capacidades, como digestão e locomoção.
São conhecidas aproximadamente cinquenta mil espécies de protozoários. A maioria é de vida livre, porém algumas podem estar fixas ao substrato. São predominantemente aquáticos (doce, salgada ou salobrada), mas podem ser encontrados nos mais variados ambientes. Alguns são parasitas de animais, causando diversas doenças inclusive ao homem, como a malária e a doença de Chagas. Outros estabelecem relações harmônicas com diferentes hospedeiros invertebrados e vertebrados, trocando favores mútuos. Os protozoários de vida livre (juntamente com bactérias e fungos) desempenham importante papel na reciclagem de matéria orgânica na natureza, pois se nutrem principalmente de restos de animais e vegetais.

Estrutura e Funções


O corpo do protozoário é unicelular eucarionte e, como já vimos, desempenha sozinho todas as funções vitais necessárias à sua sobrevivência. Em sua estrutura, encontramos uma membrana plasmática similar às membranas celulares de outras células. O citoplasma de muitos protozoários apresenta duas regiões distintas: uma mais externa e viscosa, o ectoplasma, e outra, mais interna e fluida, o endoplasma. No interior do citoplasma, estão presentes as diversas organelas responsáveis por muitas funções vitais dos protozoários.

O que são virus?


Os vírus não são nem animais, nem vegetais, nem bactérias, mas um reino estudado à parte. Chamados de parasitas intracelulares obrigatórios (só conseguem viver dentro das células do corpo), somente são vistos na microscopia eletrônica (com aumento de milhares de vezes).
Muitas viroses (doenças virais) atacam vegetais e animais. Em humanos, a maioria das viroses ocorre na infância e sua cura é espontânea.

Quais as principais doenças provocadas por vírus?


Além das viroses comuns da infância (como a catapora), gripes, resfriados, algumas diarréias, dengue, febre amarela, rubéola, poliomielite e AIDS são algumas das muitas doenças causadas por vírus.Exames úteis para diagnosticar as doenças virais?Os exames diagnósticos podem ser divididos em 3 grupos:
Detecção direta do vírus
Isolamento do vírus

Realização de sorologias, que identificam basicamente os anticorpos produzidos pelas células de defesa do corpo contra os vírus invasores. Este é o método mais utilizado atualmente.

clasificação de lineu

O sistema binomial de Lineu


Muito tempo depois de Aristóteles, o naturalista sueco Lineu (na verdade seu nome era Karl von Linné) elaborou um detalhado sistema de classificação dos seres vivos.
O trabalho de Lineu, denominado Systema naturae (do latim Sistema natural), foi publicado pela primeira vez em 1735. Naquela época havia urgente necessidade de um sistema classificatório que pusesse ordem no grande número de seres que estavam sendo descritos pelos naturalistas, em conseqüência de viagens a terras desconhecidas.


Porque o sistema criado por Lineu é chamado binomial?




Lineu partiu do seguinte princípio:
elementos parecidos ele reunia em um grupo chamado gênero. Cães e lobos, por exemplo, são muito parecidos, assim foram reunidos no gênero denominado Canis.
quando Lineu agrupava os seres vivos em gêneros ele também já estava assumindo que estes seres tinham peculiaridades que os fazia diferentes apesar das semelhanças, assim, cães e lobos eram agrupados no mesmo gênero mas eram considerados de espécies diferentes. No exemplo do cão e do lobo: o cão doméstico foi denominado Canis familiaris e o lobo foi denominado Canis lupus.